motivo de ausência

Mais uma vez, o meu amigo Mestrado têm-me feito andar ausente deste espaço.

Confesso que o trabalho tem sido algum, e a inspiração muito pouca!

No entanto, acho que já tenho avanços.

Assim, nos últimos dias tenho andado envolvida na preparação da minha tese de dissertação. O tema está escolhido..aliás..já estava escolhido há meses..desde que comecei a contactar mais de perto com o Second Life. Sim…mais uma vez o Second Life.

Continuando…o Second Life e a sua utilização enquanto ambiente virtual de aprendizagem é o assunto sobre o qual me irei debruçar nos próximos tempos.

Das várias horas que passo imersa no mundo virtual, tive oportunidade de assistir a algumas sessões de formação, conversar com professores que já adoptam este mundo virtual há algum tempo, para o decorrer das suas actividades lectivas, em contexto formal, e percebi, principalmente ao nível universitário, que o modelo de ensino utilizado é muito tradicional…uma sala, avatares alunos sentados…um ppt..o avatar professor a debitar…mas..será que é só para isso que o Second Life se presta!?

Como li aqui, “Virtual People in Virtual Classrooms watching Virtual PowerPoint is NOT nirvana for First-Person interface learning”! Concordo!

Então..como são aproveitadas todas as potencialidades, que tantos dizem que este MUVE possui, para permitir aprendizagens significativas?!

Não sei! Ainda…

Na minha investigação, proponho-me a analisar dois modelos de ensino diferentes, passiveis de serem utilizados no Second Life, em contexto formal.

A ocacao..vai-me ajudar!

celulas_005.jpg

Vamos ver que conclusões posso tirar daí!

Espera-em um longo caminho…que já está a ser dificil de percorrer…e como dizem por aqui..ainda a procissão vai no adro!

Vou-me deixar de pessimismos…dormir..para daqui a pouco submeter as minhas ideias! Vamos lá ver os comentários!

Até já!

3 Responses to “motivo de ausência”


  1. 1 Cleo Bekkers June 16, 2007 at 12:15 am

    Este post não se relaciona directamente com o seu inicial. Quanto ao teu trabalho, ocacao, é seguires em frente e com força, apesar de encontrar muita coisa que ficou por conversar hoje quando fizeste a apresentação.

    Este post advém de ter ido ler/ver o link que fazes a UK/Education.
    A frase lá escrita: “Using SL as a supplement to traditional classroom environments provides new opportunities for enriching an existing curriculum. Educational organisations already using Second Life include universities, libraries, museums, national and local organisations.”

    arrepia-me os cabelinhos todos que tenho, até os brancos (que parecem ser de maoir rigidez que os castanhos normais)!

    SL como suplemento de aulas tradicionais??????
    Vai providenciar novas oportunidades num curriculum existente???????

    Montes de organizações e entidades com responsabilidades educativas fazem isso tudo????????????????

    Meu Deus! Tirem-me daqui!
    Não estraguem o que parece poder ser o meio que mais potencialidades apresenta para revolucionar os conceitos tradicionais de ensino e de aprendizagem na vida real!

    Estou cansada de “mais do mesmo” com novas roupagens! (investigo sobre a exploração educativa das TIC há mais de 20 anos! e parece que ninguém aprende!).

    Sinto-me com vontade de me reformar! Fiquem aí todos a fazer o mesmo, lindos! Ensino expositivo, é muito bom! Alunos? quem são? Mudança de currículos para temáticas de interesse social? para quê? o que é importante é explicar como é que o ATP passa a ADP num ciclo de Krebbs ou de Calvin!(oralmente, dizendo, porque quando o professor diz ou mostra um powerpoint onde isso é dito ou até é animado, o aluno aprendeu tudo!!!) e o aluno, coitado, aguenta as aulas e vai para casa a pensar na paranóia do professor. Sim, o aluno não pode considerar mais nada! Aquilo não lhe disse nada e na altura do exame marra os assuntos e pronto.

    ai, tantos anos a lutar por um ensino e aprendizagem melhores e não há maneira!

    ocacao, desculpa estar a usar o teu blogue para um desabafo pessoal que deveria estar no blogue que eu não tenho! Se entenderes dever apagar este post, está à vontade!

  2. 2 Olga June 16, 2007 at 12:31 am

    Apagar..claro que não! 😀

    Todas as opiniões são válidas e enriquecedoras!

    No entanto concordo contigo, Cleo. Sempre mais do mesmo…fala-se, discute-se, propõem-se…e na prática?! O que muda!?

    Em relação à minha apresentação…sim, muita coisa ficou por dizer, mas espero nos próximos dias poder pensar 50 vezes no projecto que proponho…e como o irei implementar!

    Tenho muito trabalho pela frente! Tá na hora 🙂


  1. 1 o meu projecto de dissertação « Pequenos Mundos Trackback on June 28, 2007 at 1:36 am

Leave a Reply

parte do meu mundo

del.icio.us


