o encontro da semana anterior

Como tinha ficado combinado aqui, na semana que passou, tive o prazer de conversar mais uma vez com a Núria Pons (aka Debby Greggan).

A conversa na semana ainda mais passada, sobre os videojogos e a educação…tinham-me deixado com uma pulga atrás da orelha. Nesse dia, embora não muito atenta, pois na RL também tinha muito que fazer, os bocadinhos de conversa que consegui apanhar agradaram-me imenso. Pode ser que num outro dia se volte ao mesmo tema!

Mas..nesse mesmo dia ficou combinado um encontro para a semana seguinte, o tal para falar de Paulo Freire. Não faltei.

O aularium estava concorrido..a Debby preparou uma apresentação em PowerPoint…e lá estivemos nós. Uma “aula” com caracteristicas muito transmissivas. Embora a avatar da Núria se esforçasse por promover a discussão em torno do tema…estava difícil acompanhar.

pfreire_006.jpg

A dispersão foi enorme (a minha, claro!). Talvez pelo tema, pela forma como estava a ser introduzido…nao sei…mas o certo é que no Second Life..os amigos estão à distância de um IM, mesmo que estejam do outro lado do “planeta SL!”…e o professor nem vê 😀 (para todos os efeitos…estamos todos atentos!)

Ora..não serve isto para contestar o encontro..que também teve a sua parte rica, mais para o final, confesso, quando abandonámos o ppt..e demos asas à discussão! mas serve antes para falar do modelo de ensino subjacente a este encontro!

O tal…da transmissão, do aluno como uma esponja…a absorver a informação…não é tão cativante assim..nem na RL, nem na SL!

Portanto…fica de lado esta perspectiva, nas minhas práticas do próximo ano! Não pela Debby, não pelo encontro, não pelo Paulo Freire..mas apenas pelo modelo em si.

Advertisements

1 Response to “o encontro da semana anterior”


  1. 1 mónica June 28, 2007 at 3:52 pm

    he he he
    Como tive oportunidade de comentar contigo na altura, interessou-me mais o debate pós-PPT que a sessão em si (as IM foram mais que muitas:D).
    De qualquer forma, para uma primeira experiência não foi má. Confesso que sorri ao ver que alguém tinha que assumir o papel de professor, sentando-se na cadeira frente a uma assembleia de alunos, a clicar num portátil para passar um PPT… esperava mais do SL, confesso 🙂
    Do tema gostei, até porque já tinha encontrado algumas referências a Paulo Freire em artigos que vou lendo.
    É como dizes, o modelo é que deixou muito a desejar.
    Mas vamos ver como funciona o próximo… para já, ainda não estou convencida 😉


Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s




parte do meu mundo

del.icio.us


%d bloggers like this: