o meu projecto de dissertação

 

Há dias deixei aqui as primeiras novidades publicas sobre o que vai ser o meu próximo ano…aquele mundo ao qual suspeito que terei de dedicar mais tempo…

Sim, como a maioria dos meus amigos já previa, a minha dissertação de mestrado será em volta do Second Life. Serei mais uma das “investigadoras” que estuda o potencial educativo deste mundo virtual.

Embora inicialmente tenha pensado andar à volta das aprendizagens informais, acabei por cair um bocadinho ao lado.

São as aprendizagens formais, e mais concretamente os modelos de ensino, no Second Life, que vão ser merecedores da minha atenção.  Pretendo implementar e analisar, descritivamente, as práticas decorrentes da implementação de um determinado modelo de ensino, no Second Life, com alunos do ensino superior.

Mais uma vez conto com a ajuda da minha avatar 😀

ocacao_sl.jpg

Se inicialmente, com o meu projecto, eu pretendia analisar duas perspectivas distintas de ensino (sim..analisar, não comparar!), neste momento proponho-me à análise apenas de uma delas. Uma perspectiva mais actual e inspirada em vertentes socio-construtivistas da aprendizagem!

O modelo de ensino que “abandonei” – o modelo transmissivo, com o habitual ppt, e alunos atentos a absorver o que o professor transmite- embora me pareça (pelo que já observei, e tive oportunidade de comentar)  ainda muito frequentemente utilizado no Second Life, não traria nada de novo, e seria até desmotivante para os alunos envolvidos no processo (não gosto de tirar conclusões..assim tão precipitadas, mas..pela experiência da semana anterior…já explico!)

Não sei se o projecto se vai manter, tal como está neste momento, mas na próxima sexta terei oportunidade de ouvir mais comentários e sugestões, que espero, me possam ajudar a chegar a bom porto! ou seja..como dizem..ainda com mais dúvidas do que as que tenho hoje! 😀

3 Responses to “o meu projecto de dissertação”


  1. 1 paulo carvalho July 2, 2007 at 1:20 am

    sim senhora…. mas que belo avatar….uuuuuuuuiiiii!!!

  2. 2 cleobekkers July 2, 2007 at 3:45 am

    Ocacao, gostei!
    Acho que o caminho do “analisar” e não “comparar” é o rumo certo. E analisar as formas mais inovadoras de ensino… tanto melhor! 🙂

  3. 3 Marcelo October 23, 2007 at 12:15 pm

    Também estou prestes a realizar um trabalho acadêmico sobre o Second Life e gostaria de trocar umas idéias…


Leave a Reply

parte do meu mundo

del.icio.us


