brainstorming net

Há dias, tivemos (eu e a ocacao) oportunidade de assistir a uma sessão de discussão (mais apresentação) com alguns dos educadores mas activos, no Second Life (mais tarde actualizo a identificação correcta, esta memória…!)

Falo em apresentação, pois foi dada a conhecer, a todos os presentes, uma ferramenta, que pode ser facilmente utilizada em contexto educativo, e à qual achei alguma piada. Aquilo que designo de “a teia de brainstorming”, é composta por uma série de “bolinhas” de diferentes cores, que se ligam entre si.

Assim, esta teia (como uma teia de aranha…lembrei-me logo do blog da Te) vai sendo construida à medida que a discussão, sobre um determinado tema, tem lugar.

Embora esta imagem não tenha “legendas”, penso que dá para perceber o efeito visual que se poderá obter.

brainstorming_balls.jpg

Neste caso, a bola roxa representa o tema da discussão,  que por sua vez está ligada às bolas verdes, que vão sendo adicionadas pelos utilizadores, representando as suas ideias resultantes do assunto a abordar, que por sua vez, têm uma série de bolas brancas, onde estão inscritos recursos (como url’s, ppt’s, artigos) seleccionados pelos utilizadores, relacionados com o tema (na bola verde).

Por exemplo, se o nosso tema for “web 2.0” (bola roxa), nas bolas azuis podem constar expressões ou palavras como colaboração, partilha, etc… ligado a “partilha”, já na bola branca, poderá constar um endereço do Flickr, por exemplo!

Parece confuso?! eu não achei, embora precise de mais umas explicações, de como por a coisa a funcionar…hehe 😀

Para além de poder proporcionar uma discussão organizada..afinal estamos , numa fase inicial, a fazer um esquema do nosso brainstorming, permite também reflectir sobre a mesma discussão, tentando encontrar recursos que nos validem as nossas ideias.

No final, a “teia” pode ser guardada como sendo um objecto…e levada para “casa”!

Penso que pode ser uma boa ferramenta de acompanhamento das discussões dos alunos, caso se trate de tal, e mesmo de avaliação do percurso feito por cada mortal, que está por detrás de cada avatar.

(este post já vai longo e confuso…mas tem continuação) 

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2 Responses to “brainstorming net”


  1. 1 Carlos July 31, 2007 at 11:41 pm

    Faz-me lembrar os mapas conceptuais mas talvez aqui aplicados menos a conceitos e mais a recursos. Compreendo as vantagens apresentadas, mas será que não existem também desvantagens decorrentes de uma estrutura rígida que está na base deste tipo de representações?

    ok… confesso que nunca gostei de mapas conceptuais 🙂

  2. 2 Olga August 1, 2007 at 1:42 am

    os mapas conceptuais…sempre me habituei a utiliza-los como ferramenta de síntese e também como elemento de avaliação (com os meus alunos – as ciências naturais prestam-se muito a esse tipo de ferramenta).

    Sim, têm uma estrutura que acaba por ser rígida.

    Neste caso, a utilização desta teia não é tão rígida quanto isso..pois pelo que entendi, pode-se sempre modificar com novas ideias decorrentes do brainstorming.
    Aqui não há uma verdadeira associação e interligação de conceitos, como acontece com os mapas conceptuais…afinal..num brainstorming podem surgir ideias que eu, ou o Carlos nunca tínhamos pensado associar…mas alguém acha coerente fazê-lo!

    Neste contexto de Second Life, associado ao ensino, e ao ensino formal, penso que pode ser uma ferramenta útil para os educadores, na medida que permite acompanhar, por exemplo, a discussão de um grupo de alunos sobre um qualquer tema proposto.

    Vamos ver como corre a sua utilização. tenho de testar!


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